| Exposição Mulheres do Mato será aberta esta semana no Cine Teatro, em Cuiabá.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Acontece, nesta quarta-feira, sete de abril, a abertura da exposição “Mulheres do Mato”, de Neide Silva, na sala Anderson Flores, do Cine Teatro, que fica na avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.
Neide Silva, tem 47 anos, é descendente de indígenas e cresceu na periferia de Cuiabá, no bairro Pedregal.
Até o dia 27 de abril o público poderá conferir um pouco do trabalho da artista e psicóloga que tem construído uma sólida caminhada artística a partir da literatura e das artes plásticas.
Além das telas pintadas pela artista, a mostra também reúne poemas das escritoras Divanize Carbonieri e Marli Walker.
De acordo com Neide, os trabalhos selecionados para a exposição tratam de mulheres indígenas e suas descendentes em situações desfavorecidas, de aculturamento.
As telas expressam ainda a importância do resgate cultural para o fortalecimento dessas mulheres e de suas comunidades.
Para Aline Figueiredo, crítica de arte que assina a curadoria da exposição junto com Neide, as obras da artista mostram a vocação dela no combate às desigualdades sociais e na defesa da mulher.
"O crítico Frederico Morais disse, mais de uma vez, que a renovação da arte brasileira viria da 'Província'. É verdade e eu acredito que é da periferia das nossas grandes cidades que estão surgindo esses novos talentos", explica Aline.
A exposição "Mulheres do Mato" faz parte de um projeto de mesmo nome que conta com o apoio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.