Evento organizado pela deputada Janaina Riva debate novas alternativas econômicas para Mato Grosso.wav |
Da redação - Sapicuá Rádio News
A abertura de novas fronteiras econômicas para Mato Grosso avançar.
Este foi o tema do debate promovido pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva, do MDB, no auditório Milton Figueiredo, da Casa de Leis.
O evento também destacou a importância do legado deixado pelo Marechal Cândido Rondon, o patrono das Comunicações.
Entre as inúmeras conquistas de Rondon, a deputada citou em seu discurso, a implantação de telégrafos no leste e sul de Mato Grosso, possibilitando a integração entre Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro com a região.
Antes disso, lembrou a parlamentar, para alguém do Mato Grosso entrar em contato com São Paulo, por exemplo, era preciso navegar o Atlântico, passar pelo Rio da Prata e subir o Rio Paraguai. Não existiam estradas, nem outra forma de comunicação rápida.
Na oportunidade, as autoridades lembraram a necessidade de novos investimentos nas áreas rodoviárias, ferroviárias, hidroviárias e portos, para melhorar o escoamento da produção, bem como atrair novos investidores.
Janaina afirmou que três ferrovias têm interesse em investir em Mato Grosso: Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fico; Ferrogrão, e a Rumo, que é a maior operadora ferroviária do Brasil.
“Hoje temos um estado que tem uma produção de minério altíssima e não exploramos isso como deveríamos. Essa pode ser uma nova saída econômica para Mato Grosso”, ressaltou Janaina, ao garantir que a Assembleia Legislativa pode contribuir muito.
Um dos organizadores do evento, o economista Maurício Munhoz esclareceu que, além da logística, o sistema tributário, o alto preço da energia elétrica e a falta de uma política de desenvolvimento são os maiores entraves para o desenvolvimento de Mato Grosso.