Estudantes quilombolas da UFMT já podem pedir bolsas de estudo do Governo do Estado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom-MT

Por Jurandir Anonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Os estudantes remanescentes de comunidades quilombolas, matriculados em cursos da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, podem solicitar as bolsas de estudo concedidas pelo Governo de Mato Grosso, no valor de 900 reais, a partir desta segunda-feira.    

Ao todo, 56 acadêmicos serão beneficiados, sendo que 41, em situação de pobreza, já foram pré-selecionados para receber o recurso, denominado Auxílio Pequi.

As outras 15 vagas serão disponibilizadas aos estudantes que se enquadram nos critérios e demonstrar interesse em obter o auxílio, que é pago por meio da Seduc, Secretaria de Estado de Educação.  

Para ter acesso ao programa, os pré-selecionados deverão assinar o Termo de Compromisso no Sistema Eletrônico de Informações da UFMT, entre os dias seis e 17 deste mês. 

O benefício começa a ser liberado nesta semana e será pago durante oito meses. 

O objetivo da bolsa é minimizar as desigualdades sociais, e contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes de graduação quilombolas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Em Mato Grosso, a Seduc oferta a educação quilombola em cinco escolas nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Nossa senhora do Livramento, Barra do Bugres, Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães, além de salas anexas na Comunidade do Chumbo, em Poconé.

O edital de apoio financeiro aos ingressantes pelo Programa de Inclusão Quilombola, está disponível para consulta no site da seduc.mt.gov.br

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.