Estudantes poderão renegociar dívida do Fies a partir de 29 de abril

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Estudantes inadimplentes ou em atraso no pagamento de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil, Fies, podem pedir a renegociação da dívida com o banco no período de 29 de abril a 29 de julho de 2019.

O prazo foi fixado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, gestor do Fies.

A possibilidade de renegociação do saldo devedor foi autorizada pelo Comitê Gestor do Fies em outubro do ano passado. Antes, os alunos que deixassem de pagar alguma parcela do financiamento teriam apenas a opção de quitar o valor à vista.

Segundo a resolução do comitê, o banco fica autorizado a repactuar dívidas com o Fies para os contratos de financiamentos concedidos até o segundo semestre de 2017 que estejam inadimplentes com atraso mínimo de 90 dias na fase de amortização.

A renegociação poderá ser feita em uma das duas modalidades: reescalonamento ou novo parcelamento.

Mas há uma condição para que os alunos possam aderir à medida: terão de pagar uma parcela de entrada, em espécie, correspondente a 10% do valor consolidado da dívida vencida ou no valor de mil reais, o que for maior.

Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 500 mil estudantes poderão ser beneficiados com a renegociação.

As dívidas acumuladas dos inadimplentes com o Fies totalizam mais de 10 bilhões de reais. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.