Estudantes do IFMT vestem luto e protestam contra o corte de verbas da instituição.wav |
Alunos do Instituto Federal protestaram contra o corte de mais de 31 milhões de reais no orçamento da instituição anunciado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.
A medida atinge em cheio as 19 unidades do IFMT no Estado.
Os estudantes, que estavam vestidos de preto, participam do movimento #TiraMãodomeuIF, apoiado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, UBES.
Aderiram ao movimento, alunos do IFMT de Cuiabá, Alta Floresta, Barra do Garças, São Vicente e Diamantino.
De acordo com a reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso o corte de verbas pode inviabilizar as ações planejadas para os 11 campi do Estado e quatro núcleos avançados, como reformas nas unidades e novas construções que estão em andamento, o que gera preocupação quanto ao futuro do ensino ofertado pela instituição.
A manifestação foi convocada pelas redes sociais. Os organizadores pediram para que todos participantes do ato fossem vestidos de preto, simbolizando luto pela redução dos recursos.
Na oportunidade, os estudantes afirmaram que não vão parar de lutar. Eles já planejam realizar novos protestos.
Segundo o Ministério da Educação, o bloqueio é preventivo e pode ser revisto caso a Reforma da Previdência seja aprovada e as previsões de melhora na economia do Brasil se confirmem.
O bloqueio, conforme o MEC, vale para o orçamento do segundo semestre.