| Estudantes devem escolher áreas de conhecimento para estudar no “Novo Ensino Médio”.mp3 |
Foto da manchete: Seduc-MT
Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Estudantes do nono ano do Ensino Fundamental ou no primeiro ano do Ensino Médio precisa optar pelas aeras de conhecimento que deve cursar no ano que vem.
Para isso, o aluno deve procurar a secretaria da escola onde está matriculado. A ação é necessária por causa do início do “Novo Ensino Médio”, em 2023.
A coordenadora de Ensino Médio da Seduc, Andréa Pereira, afirma que o novo currículo é organizado por uma parte comum a todos os estudantes e outra parte flexível.
Segundo ela, na parte flexível, os estudantes agora têm ao seu dispor quatro áreas de conhecimento, mais a de formação técnica e profissional.
É momento que ele deve escolher até duas áreas de conhecimento para cursar em 2023.
Andréa observa que a Formação Geral Básica do Ensino Médio, comum a todos os estudantes, continua com todos os componentes curriculares.
Já os Itinerários Formativos, em que o estudante pode escolher o que deseja cursar, é composto por Projeto de Vida, Eletivas e Trilhas de Aprofundamento.
As escolhas que os estudantes fizerem em 2022 vão ser colocadas em prática no ano letivo de 2023, de acordo com sua identificação e interesse.
O “Novo Ensino Médio” começou a ser implementado de forma gradual a partir desse ano
Ele é um modelo de aprendizagem focada na formação e desenvolvimento de competências e habilidades, com disciplinas integradas em quatro áreas do conhecimento que possibilitam que os alunos escolham Itinerários Formativos de acordo com áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira.
Na nova estrutura, até mil e oitocentas horas da carga horária contemplam habilidades e competências relacionadas as quatro áreas do conhecimento que fazem parta da Base Nacional Comum Curricular.
Outras mil e duzentas horas são flexíveis e vão ficar reservadas para o aprofundamento.