Especialistas alertam que fumantes são mais propensos a câncer de cabeça e pescoço

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet 

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Responsável por cerca de 3% dos casos, o câncer de cabeça e pescoço pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos, porém é mais comum em adultos fumantes.

Para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço criou o Julho Verde.

Por meio da campanha, são realizadas ações de informação e divulgação dos serviços e tratamentos para esse tipo de tumor em todo o país.

“Alguns tipos não dependem de prevenção, porém a maioria dos tumores em cabeça e pescoço estão relacionados com o cigarro e alcoolismo, e mais recentemente com HPV, que é o papilomavírus”, esclarece o cirurgião de Cabeça e Pescoço da Oncolog, Erik Bustamante.

Justamente por conta do cigarro, os cânceres de cavidade oral e laringe são um dos tumores mais comuns quando se fala em cabeça e pescoço, sendo que mais de 60% deles ocorrem na glote.

Pele, glândulas salivares, tireoide, cavidade oral, língua, faringe e laringe ou cordas vocais, também são áreas que podem ser afetadas.

Já em pessoas mais jovens, com menos de 45 anos, tem crescido o número de casos devido ao HPV, que pode estar presente em até 7% da população brasileira.

As chances de cura dos tumores em cabeça e pescoço dependem exclusivamente do tamanho da lesão e do tipo de tumor, principalmente quando avaliados por especialistas da área.

O câncer de cabeça e pescoço é o segundo mais comum entre os homens, perdendo somente para o da próstata, e quinto mais comum entre as mulheres.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.