| Especialista alerta que o cigarro é a principal causa de câncer de pulmão.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
O câncer de pulmão é o mais comum entre os tumores malignos e que vitimou cerca de 30 mil brasileiros e um milhão e 700 mil pessoas em todo o mundo, somente no ano de 2020.
Os dados são da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e evidenciam a necessidade de maior conscientização entre a população sobre essa doença.
Isso porque, apesar do câncer de pulmão ter várias causas, a principal conhecida pela ciência, até o momento, é o uso do cigarro.
O médico Marcelo Borges, que é cirurgião torácico da Oncolog, explica que dados do Inca, Instituto Nacional de Câncer, mostram que 85% dos casos estão diretamente associados ao consumo de tabaco e seus derivados, como por exemplo os populares narguilés.
O câncer de pulmão ocupa o terceiro lugar no ranking de incidência entre o público masculino, sendo que 17 a cada 100 mil homens são acometidos.
Já entre as mulheres, ele é o quarto mais comum e atinge 11.5 a cada 100 mil.
De forma geral, os sintomas só aparecem na fase tardia, momento em que o paciente pode passar a sentir dores no peito, eliminação de sangue quando tosse, falta de ar e compressão de alguns vasos e nervos na parte superior do corpo.
A única forma de prevenção é evitar a exposição aos fatores de risco, evitar o cigarro e manter um estilo de vida mais saudável, com o consumo de alimentos benéficos e prática de exercícios físicos.