Especialista alerta homens para o perigo do câncer de próstata, uma doença silenciosa

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Aproveitando a passagem do Dia Nacional do Homem, celebrado no último dia 15 de julho, médicos credenciados ao Mato Grosso Saúde pela Clínica Vida lembraram que muitos homens ainda são resistentes à realização de exames preventivos.

 

O urologista Newton Tafuri cita como exemplo o temor em relação ao exame de próstata, que deve ser feito periodicamente a partir dos 50 anos.

 

“Há aqueles que se colocam como super-heróis, provedores da casa, acima de todos os males e enxergo esse fator mais como cultural”, avaliou o médico.

 

No Brasil, segundo dados do Inca, Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

 

É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

 

De acordo com o Dr. Newton, a maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas.

 

O especialista observa, no entanto, que há outros problemas que afetam a saúde do homem e que merecem a mesma atenção, como a diabetes mellitus, doenças hepáticas e vasculares, pneumonia, câncer de pulmão e de pele.

 

“Então, é importante que os homens tenham uma boa alimentação, façam exercícios físicos com regularidade e evitem os excessos, além de manter uma rotina de exames preventivos”, ressaltou o especialista.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.