| Espaço público para reciclagem de lixo eletrônico deve funcionar em breve em MT.mp3 |
Foto da manchete: Seciteci|MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mato Grosso vai ter um espaço público para reciclar lixo eletrônico.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, se reuniu com membros da ONG Programando o Futuro para definir os últimos ajustes da implantação do Centro de Recondicionamento de Computadores, o chamado Recytec.
A unidade vai funcionar na nova sede da Escola Técnica Estadual de Cuiabá, no bairro Carumbé.
Mais de dois milhões de reais foram captados pela ONG junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação para a implantação do espaço, que vai ter as atividades desenvolvidas em parceria com as Superintendências de Projetos e Captação de Recursos, e de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, ambas da Seciteci.
O Recytec é um espaço físico adaptado para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos que são doados ainda em condições operacionais.
Após a limpeza, manutenção e substituição de peças e componentes, os equipamentos vão ser doados para projetos de inclusão digital em escolas públicas, bibliotecas, entre outras iniciativas de acesso à informação.
O centro ainda é responsável pelo descarte correto do chamado lixo eletrônico, conhecido também como logística reversa de eletrônicos, realizado em consonância com a legislação ambiental brasileira.