Esforço para controlar gastos faz cair endividamento das famílias em Cuiabá, aponta pesquisa

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Cuiabá registrou diminuição no número de famílias com contas a vencer, passando de 86,8% em agosto para 85,7% em setembro. 

É o que aponta o levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso, a quantidade de famílias endividadas passou de 181 mil em agosto para 179 mil em setembro. 

No recorte das famílias em situação de inadimplência, ou seja, com atraso no pagamento, foi observado um leve recuo, de 15,6% em agosto para 15,3% em setembro. 

De acordo com o presidente da Fecomércio, Wenceslau Júnior, os dados sugerem um esforço por parte das famílias em controlar seus gastos. 

Ele explicou que a estabilidade na inadimplência, diante de uma leve redução no número de famílias com contas em atraso, reflete a perspectiva de que as famílias cuiabanas estão em condições de arcar com suas dívidas, optando, neste momento, por controlar gastos e, assim, reduzir o endividamento. 

Em relação ao nível de endividamento, a pesquisa revelou que 45,6% das famílias entrevistadas disseram estar com poucas dívidas, 31% acreditam estar mais ou menos endividadas e 9% consideram estar com muitas dívidas. 

No cenário nacional, porém, o movimento é oposto: a quantidade de famílias endividadas segue aumentando, passando de 78,8% em agosto para 79,2% em setembro. 

Quanto ao tipo de dívida, o cartão de crédito segue como o principal motivo de endividamento na capital, com 79,2%, seguido por carnês, que representam 22,8%.