Entrada no Parque Nacional de Chapada pode custar R$ 100 reais por pessoa após privatização

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Os dias de visita gratuita ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães podem estar chegando ao fim.

Isso porque a empresa que venceu a concessão e vai administrar a área pelos próximos 30 anos, pretende cobrar 100 reais de cada pessoa, para a entrada nas dependências.

A empresa divulgou edital mostrando o escalonamento no valor dos bilhetes. No primeiro ano a empresa pode cobrar até 30 reais por usuário, no segundo ano o valor pode ser reajustado para 35, no terceiro ano para 45, no quarto ano para 50 e, do quinto ano em diante, o valor pode chegar a 100 reais por pessoa.

Quem mora em Cuiabá, Várzea Grande e Chapada Vai ter desconto e deve pagar apenas 25% do valor total. Ou seja, o ingresso de 100 vai custar 25 reais.

Mas nova realidade pode não acontecer, já que o governo estadual entrou na Justiça e quer barrar a privatização do parque.

Mauro Mendes quer estadualizar a unidade de conservação e assumir o controle do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Para justificar a vontade do Estado, o governo explica que a empresa vencedora deve investir apenas 18 milhões de reais em 30 anos, enquanto Mato Grosso possui dinheiro em caixa para investir 200 milhões de reais em quatro anos.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.