| Entidades ruralistas de MT entregam “Carta do Pantanal Mato-grossense” ao ministro do Meio Ambiente.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Presidentes dos Sindicatos Rurais de Poconé, Cáceres e Cuiabá, entiades ligadas à Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, juntamente com representantes da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro, Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso, Instituto Ação Verde e Associação de Defesa do Rio Coxipó participaram de uma reunião com o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, por ocasião da visita dele a Cuiabá, na última semana.
O objetivo foi tratar dos planos de ação de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal mato-grossense.
Durante o encontro foi entregue ao ministro a “Carta do Pantanal Mato-grossense”.
No documento constam propostas de políticas públicas de desenvolvimento, de combate ao fogo e sustentabilidade para o Pantanal.
A proposta aponta a necessidade de ações de limpeza de pasto, substituição de pastagem, queima controlada, entre outras.
Também foi requerida a construção de três pistas de pouso e decolagem de aeronaves em locais estratégicos para prevenção de incêndios ou enchentes; melhoria das vias de acesso para facilitar a construção de açudes nos campos ou próximos à estrada Parque e Unidades de Conservação.
As lideranças pediram ainda a implantação de uma rede de comunicação e segurança, já que o Pantanal está em área de fronteira; criação de um Centro de Recebimento de Animais Silvestres no Bioma Pantanal, no município de Poconé e Cáceres, e criação de brigadas no Pantanal, composta por proprietários e trabalhadores rurais.
O documento reafirma o compromisso das entidades de se manterem unidas, em parceria com o Ministério de Meio Ambiente e Governo Federal em favor do Pantanal.