Entidades ligadas educação se reúnem para discutir a implementação do Documento Referencia Curricular em MT.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Em Sinop, se reuniram nesta quarta e quinta feira entidades no Encontro Estadual dos Conselhos de Educação, com o tema “Base Nacional Comum Curricular: experiências e desafios na construção de projetos políticos pedagógicos após a homologação do DRC/MT”.
Desde 2018, as políticas educacionais estão voltadas para a implementação do DRC através do Projeto Político Pedagógico das escolas e da formação de profissionais da educação, além do fortalecimento do regime de colaboração.
Segundo a secretária de Estado de Educação, o documento já foi discutido com todos os municípios e agora segue para a fase de execução, formando profissionais qualificados para que possam se apropriar, formalizar e discutir de forma mais objetiva o Projeto Politico Pedagógico nas escolas.
“... o documento referência vêm trazendo a tecnologia educacional como foco para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, como também vêm discutindo a grande importância da alfabetização e do letramento. Precisamos garantir essa alfabetização e esse letramento na idade certa e outras ações desenvolvidas pelas próprias unidades educacionais para que a educação básica seja fortalecida no estado”, observou.
A prefeita de Sinop também destacou a importância da colaboração entre as secretarias da educação estadual e municipais, conselhos da educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso. “Os desafios são muitos e precisam ser superados. Mas acredito que juntos vamos encontrar alternativas para colocar em prática todas as metas e diretrizes que precisam ser implantadas para avançarmos”, disse.
Para o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação “...nosso trabalho é mobilizar e fazer com que o conhecimento chegue lá na ponta e a educação do município e do estado seja reconhecido nacionalmente. Por isso é importante que, quando retornarmos ao nosso trabalho, a gente faça a diferença e contribua com nossos colegas que não puderam estar aqui”, Completa.