Energia limpa. Mato Grosso é 5º estado brasileiro em produção de energia solar

Áudio

Por Sapicuá Rádio News – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Mato Grosso acaba de ultrapassar a marca de 200 megawatts operacionais em geração distribuída a partir da fonte solar.

 

O estado ocupa a quinta posição no ranking estadual da geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil.

 

O estado possui atualmente 12 mil 344 sistemas em operação nas residências, comércio, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

 

Eles abastecem 12 mil 581 consumidores, espalhados por 134 municípios.

 

Com isso, 95% dos municípios mato-grossenses já possuem pelo menos um sistema de energia solar em funcionamento.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar, a geração distribuída solar do Mato Grosso representa atualmente 5,9% da potência instalada total da modalidade no Brasil.

 

“Um dos destaques em Mato Grosso é o município de Cuiabá. Sozinho ele é responsável por 32,7 megawatts operacionais e ocupa a quarta posição no ranking municipal de geração distribuída solar fotovoltaica, dentre todos os municípios do País”, o dirigente da Associação, Rodrigo Sauaia.

 

Já o presidente do Conselho de Administração da entidade, Ronaldo Koloszuk, ressalta que Mato Grosso é estratégico no País para a fonte solar fotovoltaica.

 

“O estado possui um grande potencial para a energia solar. Essa forma de energia vai contribuir cada vez mais para o desenvolvimento sustentável e econômico da região”, destacou o especialista.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.