| Endividamento dos cuiabanos aumenta em junho e registra o maior nível no ano.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O número de cuiabanos endividados aumentou em junho, atingindo o maior nível no ano, com 73,2%, reflexo da alta mensal observada na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor para o período, que foi de 1,8% sobre o mês maio, quando 71,9% das famílias na capital se encontravam endividadas.
O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso.
Com o aumento, o índice ficou maior no comparativo com junho do ano passado, que foi de 73%.
Os principais tipos de dívidas continuam sendo o cartão de crédito, que representam 81,4%, e os carnês, com 31,1%.
Já com relação à inadimplência, ou seja, quando o consumidor declara não conseguir honrar suas dívidas, apesar de observar um leve aumento no comparativo mensal, afetando 29,3% dos cuiabanos, o índice está 12,5% menor em relação a junho de 2021, quando 33,5% declararam estar nesta situação.
O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou o perfil de endividados e inadimplentes na capital.
Segundo ele, os que ganham mais de 10 salários mínimos são os mais endividados e os que ganham menos disso estão encontrando mais dificuldades para pagar as contas, permanecendo, assim, inadimplentes.
Ainda de acordo com Wenceslau, a elevação do endividamento pode estar relacionada com o aumento dos juros no país.