| Encontro reúne mais de 500 lideranças indígenas no Xingu em Mato Grosso.mp3 |
Vinícius Antônio
Mais de 500 lideranças indígenas de todo o Brasil, estão reunidas na terra indígena Capoto/Jarinã, no município de Peixoto de Azevedo.

Desde segunda-feira o Encontro Mebemgokrê, considerado pelos povos do Xingú o maior encontro na região desde o período da constituinte, está acontecendo em Mato Grosso.
O objetivo é discutir a situação dos indígenas brasileiros frente às declarações e projetos apresentados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. A expectativa é que nesta sexta-feira, último dia do encontro, seja lançada uma carta aberta a ser encaminhada ao Congresso e ao Ministério Público.
Estão presentes no encontro, que acontece às margens do Rio Xingu, lideranças de reconhecimento internacional como o cacique Raoni, 89 anos, indicado ao prêmio Nobel da Paz e contra quem Bolsonaro fez duras críticas desde que assumiu seu mandato.
Em setembro, no auge da crise de incêndios na Amazônia, o chefe do Poder Executivo chegou a afirmar que Raoini “não fala pelos índios” e foi “cooptado” por outros países.

Também participam a liderança Sonia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, e Angela Mendes, que debate a retomada da Aliança dos Povos da Floresta, iniciada por seu pai Chico Mendes na década de 1980.
