| Em reunião com Lula, Mendes diz acreditar que detector de metais e polícia nas portas não vão resolver violência em escolas.mp3 |
Foto da manchete: TV Brasil
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio
O governador Mauro Mendes participou, nesta terça-feira, de uma reunião em Brasília.
No evento, estavam reunidas autoridades do país, como o presidente Lula, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Alexandre de Moraes, além de ministros do Governo Federal e governadores dos estados brasileiros.
Na pauta, os recentes ataques e ameaças às escolas em todo o país.
Mendes usou a palavra representando o consorcio Brasil Central, composto pelo Distrito Federal, e os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
O governador mato-grossense começou elogiando o presidente Lula, pelo que chamou de ato republicano.
Sonora: Mauro Mendes
Mendes enfatizou que, em um recorte histórico dos últimos 30 anos, é possível notar o aumento da violência no Brasil que, segundo ele, nasce na desigualdade social.
Sonora: Mauro Mendes
Ele destacou uma estimativa recente apresentada ao governo estadual, atestado a força do crime organizado em Mato Grosso.
Sonora: Mauro Mendes
Para Mauro, a resposta a essa situação de alerta não deve ser dada com compra de detector de metais, aumento de muros e policiais nas escolas, mas a atuação na base, para mudar a realidade brasileira.
Sonora: Mauro Mendes
O presidente Lula concorda com Mauro Mendes no que diz respeito as medidas a serem adotadas nas escolas. Ele disse ser vergonhoso uma criança ter que ser abortada para que sua mochila seja revistada antes de entrar na escola.
Sonora: Presidente Lula