Em reunião com Haddad e Lira governador pede equilíbrio regional na reforma tributária

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Durante reunião, em Brasília, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governador Mauro Mendes apresentou sugestões para o texto da Reforma Tributária, que está em análise no Congresso Nacional.

Haddad recebeu todas as propostas e elogiou a postura do governador em contribuir com o projeto.

Segundo o ministro, foi a melhor reunião que ele teve com um governador. Haddad destacou que em meia hora Mauro Mendes explicou todos os pontos necessários, de forma clara e direta.

Fernando Haddad disse ainda que a União não quer o desequilíbrio regional, e que o objetivo da reforma é equilibrar a Federação.

O governador alertou que se acabar os incentivos fiscais, as indústrias da região vão migrar para o Sul e Sudeste, e isso vai trazer grandes prejuízos econômicos e desemprego. “Será uma desindustrialização em massa", reforçou Mendes.

Mauro lembrou que as indústrias precisam de apoio para se manter em regiões do país onde a logística é pior, energia é mais cara, mão de obra menos qualificada, distância dos portos e dos locais de consumo.

Ainda em Brasília, Mendes conversou com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, do PP de Alagoas.

O governador reconheceu a importância da reforma tributária para o país, mas sugeriu mudanças no modelo em discussão para evitar prejuízos não só a Mato Grosso, mas a outros estados e cadeias econômicas.

Para Arthur Lira, as sugestões do governador precisam ser colocadas na mesa, assim como as possíveis contribuições dos demais governadores.

Depois do encontro com Mauro Mendes, o presidente da Câmara decidiu marcar um encontro com todos os governadores do país para esta quinta-feira, às 10 horas da manhã, para tratar da Reforma Tributária.