Em MT, 100 mil famílias não fizeram cadastro para ter desconto na conta de luz

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manche: reprodução da internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

 

A Energisa Mato Grosso estima que pelo menos 100 mil famílias que poderiam ser beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica, ainda não se inscreveram para ter o benefício.

 

O programa é subsidiado pelo governo federal e oferta tarifas com descontos.

 

Podem usufruir do benefício famílias inscritas no Cadastro Único, o cadÚnico, dos programas sociais do governo federal com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa.

 

Também podem ter acesso ao programa, famílias inscritas no cadÚnico com renda de até três salários mínimos e que sejam portadores de doenças ou deficiência que necessite de tratamento continuado usando aparelhos que demandem do uso de energia elétrica. Além de famílias indígenas ou quilombolas.

 

As famílias inscritas no BPC, Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, ou seja, idosos com idade de 65 anos ou mais e deficientes, cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a um quarto do salário-mínimo, também podem solicitar o benefício da Tarifa Social.

 

A parcela de desconto varia de 10% a 65%, dependendo da faixa de consumo. Mas no caso de indígenas, eles terão direito a desconto de 100% para os primeiros 50 quilowatt-hora mês consumidos.

 

A inscrição deve ser feita presencialmente em uma agência da Energisa.

 

Os interessados devem apresentar o NIS, Número de Identificação Social, atualizado, juntamente com o documento de identificação com foto e uma conta de energia elétrica.

 

No caso de indígenas e quilombolas, é necessário o RANI, Registro Administrativo de Nascimento Indígena.

 

Para apoiar famílias com conta de luz atrasada, a Energisa Mato Grosso criou um plano de negociação.

 

O parcelamento de dívidas é válido para todos os clientes, entre residenciais, rurais, comerciais e industriais. Em alguns casos, a dívida pode ser parcelada em até 12 vezes no cartão de crédito ou na fatura de energia.

 

Para mais informações sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica ou como parcelar contas de luz atrasadas é só ligar 0800-646-4196.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.