Em Mato Grosso: Mulheres já podem denunciar violência doméstica nas farmácias

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Gustavo Santos

Em época de pandemia, em que apenas os serviços essenciais devem continuar funcionando, as farmácias e drogarias continuam atendendo a população, muitas em plantão de 24 horas.

Em Mato Grosso, são mais de mil e 400 estabelecimentos espalhados por todos os municípios, que a partir de agora podem se juntar a rede de proteção de mulheres vítimas de agressão, ao aderirem a campanha nacional "Sinal Vermelho para a Violência Doméstica".

De acordo com a presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip, o Conselho Nacional de Justiça e a Associação dos Magistrados Brasileiros perceberam que esses estabelecimentos podem ser mais um canal de denúncias para que as mulheres possam pedir socorro.

"A iniciativa tem como foco ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias do país, de forma silenciosa, apenas fazendo um 'x' na palma da mão, com uma caneta vermelha ou um batom. Do outro lado do balcão, o atendente entenderá o recado e vai acionar as autoridades", explicou a desembargadora.

Em Mato Grosso, a desembargadora apresentou a proposta para representantes do setor e recebeu sinal positivo.

"Conversei com o presidente do Conselho Regional de Farmácia, e do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Mato Grosso, eles foram muito receptivos", afirma.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia, Iberê Ferreira da Silva destaca que o Conselho apoia a iniciativa e que as mulheres que se sentirem ameaçadas podem procurar as farmácias e drogarias e pedir ajuda.

 

“Mesmo em tempo de pandemia, as mulheres não devem se sujeitar à violência. Aproveitem para fazer a denúncia quando forem nas farmácias e drogarias, façam o “X” na mão e peçam ajuda”, afirmou Iberê.

O Conselho reúne cerca de cinco mil profissionais cadastrados em Mato Grosso.

 
    

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.