Em Mato Grosso, cerca de 300 mil pessoas dos grupos prioritários ainda não vacinaram contra a gripe influenza

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação - Sapicuá Rádio News

Faltando menos de uma semana para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a cobertura vacinal em Mato Grosso ainda não atingiu a meta prevista, que é de 90% de alcance aos grupos prioritários.

O alerta é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde e serve tanto para a população como para os municípios, especialmente aqueles com baixo índice de pessoas imunizadas.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Alessandra Moraes, pede que a população compareça aos postos de vacinação mais próximos para tomar a vacina.

“Os grupos de riscos devem ser vacinados contra influenza para a prevenção da doença e suas consequências”, lembra a coordenadora.

Crianças entre seis meses e menos de seis anos; idosos; gestantes; puérperas; professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; presos, funcionários do sistema prisional; indígenas e trabalhadores da saúde integram os grupos prioritários.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o dia 20 de maio, os municípios com a pior cobertura eram Alto Boa Vista, Colniza e Nova Canaã do Norte, todos com índices abaixo de 30%.

Já os três municípios com melhores coberturas eram Tapurah, Ponte Branca e São Pedro da Cipa, todos na casa dos 100%.

O índice de cobertura vacinal em todo o Estado, que abrange os 141 municípios mato-grossenses, era de 70% no levantamento feito dia 22 de maio.

Até esta data, tinham sido aplicadas 530 mil 789 doses da vacina contra a gripe influenza, de um total de quase 860 mil pessoas que compõem os grupos prioritários da campanha.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.