| Em Mato Grosso, 59,75% dos candidatos se autodeclararam negros e 34% são mulheres.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Dos 12 mil 591 candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em Mato Grosso, mil 263 se autodeclararam pretos.
Segundo dados do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, outros 115 candidatos mato-grossenses afirmaram ser indígenas.
O número de candidatos pretos corresponde a 10% do total de pessoas concorrendo nas eleições municipais. Já os índios, são menos de 1%.
De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, pretos e pardos, juntos, são considerados negros. Portanto, as eleições de 2020 somam um total de sete mil 527 candidatos negros, representando 59,75% dos concorrentes.
Os que se autodeclararam brancos são quatro mil 752, somando 37,74% dos candidatos. 73 pessoas se declararam amarelos, e juntos representam 0,58% dos que pleiteiam uma vaga no executivo ou legislativo dos municípios.
As mulheres representam apenas 34% do total de pessoas concorrendo nas eleições municipais deste ano. Seiscentas e 50 delas afirmaram ser donas de casa.
A maioria dos candidatos se declarou empresário, seguido dos servidores públicos e vereadores. Na disputa ainda existem comerciantes e pessoas que se declararam agricultores.