Em cinco meses de 2020, PRF já atingiu 80% do total de drogas apreendidas em 2019

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

De janeiro a maio de 2020, a PRF, Polícia Rodoviária Federal, alcançou um amento de 135% no número de drogas apreendidas em relação ao mesmo período do ano passado.

 

A quantidade de drogas interceptadas nas rodovias federais do Estado neste ano já se aproxima do total apreendido em todo o ano de 2019. Até o último dia 22 de maio, segundo a PRF, foram apreendidas três mil e vinte e duas toneladas de drogas.

 

O número corresponde a 80% do total apreendido nos doze meses de 2019, quando três mil 742 toneladas de entorpecentes foram interceptadas. Na contagem, são excluídas as apreensões de drogas sintéticas, que utilizam uma outra forma de medida.

 

No mês de abril deste ano, foi quando houve uma maior quantidade apreendida mil 312 quilos, com destaque para o último fim de semana do mês, onde em cerca de 24 horas, uma tonelada de drogas foi apreendida em duas abordagens diferentes.

 

Já em relação ao ano passado, o mês de março deste ano teve o maior aumento percentual. Foram 339 quilos de entorpecentes apreendidos contra 43 quilos em março de 2019, cerca de 671% a mais.

 

O período do isolamento social tem contribuído efetivamente para um melhor desempenho da instituição no combate ao tráfico de drogas.

 

Segundo o Chefe do Serviço de Operações Especiais da PRF de Mato Grosso, Alvino Domingues, foi nesse período que houve as maiores apreensões devido à falsa impressão dos criminosos em acreditarem que na época da pandemia a fiscalização policial diminuiria.

 

O superintendente conta que as denúncias continuam sendo os principais meios de fazer com que as abordagens ocorram com sucesso, possibilitando que o setor de inteligência trabalhe para localizar os veículos e os criminosos. Além disso, o treinamento policial também tem se mostrado bastante efetivo para identificar suspeitos e na resolução desses casos.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.