Em apenas duas semanas de junho, queda de arrecadação do ICMS chega a R$ 94 milhões

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

A economia mato-grossense voltou a apresentar índices negativos na segunda semana de junho.  É o que mostra o décimo primeiro boletim econômico especial divulgado pelo Governo do Estado.

A queda na arrecadação do ICMS entre primeiro e 15 de junho, chegou a 94 milhões e 78 mil reais, ou 13,7% a menos que em março. O ICMS é o principal tributo arrecadado pelo Estado, responsável por cerca de 50% da receita pública.

O décimo primeiro boletim econômico indica que a queda no faturamento tributável total das empresas de Mato Grosso chegou 15%, entre 08 e 12 de junho. Na primeira semana deste mês a queda foi de 6%, na última semana de maio o crescimento havia chegado a 2%, positivo pela primeira vez desde o início da pandemia do novo Coronavirus. 

A emissão de documentos fiscais eletrônicos teve um valor médio diário de  um bilhão e 99 milhões, contra um bilhão e 225 milhões, registrado na semana anterior.    

Todos os principais setores econômicos, indústria, agropecuária, comércio e serviços, apresentaram quedas expressivas na segunda semana do mês. A agropecuária caiu 22%; o setor de comércio e serviços apresentou queda de 15%; A indústria que apresentou 3 semanas de desempenho positivo, teve uma queda no seu faturamento na ordem de 4%.

De acordo com o boletim, entre os dias 08 e 12 de junho o segmento de comércio e serviços apresentou uma redução média de 15% no faturamento. Na última semana varejo e combustíveis tiverem uma leve queda em relação à semana anterior: varejo 9%, combustíveis -27%, veículos e autopeças -13% e atacado -26%.

Este desempenho do setor atacadista é influenciado pela sazonalidade do agronegócio.

Nas três semanas anteriores o faturamento total indústrias se mostrou positivo, com uma média de 11,03%, no período de 18 de maio a 05 de junho. No entanto, na segunda semana de junho, o desempenho voltou a ser negativo, com -4% de faturamento.

Já a agropecuária teve uma queda de 22%. Na última semana o faturamento diário foi de 336 milhões de reais.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.