Economia estadual: Arrecadação do ICMS em Mato Grosso caiu quase 20% em maio. Secretario de Fazenda manifesta perocupação

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

A queda na arrecadação do ICMS no mês de maio foi de 19,9% em relação ao mês de março, período antes da pandemia.

 

Em maio, Mato Grosso arrecadou 787 milhões de reais. Em março, mês usado de referência para comparativo, o montante foi de 982 milhões. Uma redução de 195 milhões de reais de dinheiro nos cofres públicos. 

 

O ICMS é o principal tributo arrecadado pelo Estado, responsável por cerca de 50% das receitas previstas no orçamento estadual.

 

Vale lembrar que 25% do que o Estado arrecada com esse imposto é repassado aos municípios, que dessa forma também sofrem a consequência da redução dos recursos disponíveis para aplicar nas despesas previstas em seus orçamentos.

 

O Secretário Estadual de Fazenda, Rogério Gallo, manifestou preocupação com o desempenho da economia de Mato Grosso, diante do agravamento da crise sanitária provocada pelo coronavírus.

 

“Se estas perdas persistirem até o final do ano, nós vamos perder em ICMS mais do que o valor equivalente ao auxílio financeiro de um bilhão e 300 milhões que a União vai destinar ao Estado em quatro parcelas”, avalia Gallo.