*Juacy da Silva
“O sentido social da nossa preocupação com com a mudança climática, ultrapassa uma abordagem meramente ecológica (sentido restrito) por que o nosso cuidado com pelo outro e o nosso cuidado com a terra estão intimamente ligados. As alterações climáticas são um dos principais desafios que a sociedade e a comunidade global têm que enfrentar. Os efeitos das alterações climáticas recaem sobre as pessoas mais vulneráveis, tanto nacional quanto mundialmente. Os ataques `a natureza tem consequências negativas na vida dos povos” Papa Francisco, Laudate Deum 2 (04/10/2023)
Aí está a relação entre ecologia integral (libertadora) e a fraternidade humana, pois “o grito da terra é também o grito, o lamento, o sofrimento dos pobres e oprimidos do mundo inteiro”.
Tudo o que Deus fez e viu que era muito bom, a humanidade tem destruido e vem destruindo ao longo dos tempos, ao longo da história, movida pela ganância , a busca por lucros imediatos e o desrespeito pelos direitos da natureza, o direito dos consumidores, o direitos dos trabalhadores e, pior do que tudo isso, o direito das próximas gerações.
Estamos em pleno Ano Santo do Jubileu, tempo muito importante e significativo na vida da Igreja Católica e demais igrejas cristãs, um tempo que nos inspira a refletir de uma forma mais profunda sobre as Obras da Criação e quais as razões que nos impulsionam e nos desafiam a termos um cuidado maior com o nosso Planeta Terra, a chamda “Nossa Casa Comum”, pelo Papa Francisco, principalmente na Encíclica Laudato Si (Louvado Seja), que em 24 de Maio estará completando dez anos de publicação, mas ainda bem desconhecida do público em geral e, também, lamentavelmente, no seio da própria Igreja Católica, de quem Francisco é o seu Pastor!
Há 63 anos, ou seja, desde 1962, a CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza durante a Quaresma, que é ou deveria ser, um tempo de oração, de jejum, de penitência e de obras de caridade, não apenas caridade assistêncial, `as vezes assistencialismo; mas principalmente caridade promocional e, mais importante ainda, CARIDADE LIBERTADORA, como enfatiza da Cáritas Brasileira; repito, há bem mais do que meio século a Campanha da Fraternidade escolhe um Tema e um Lema, para orientar os fiéis católicos e a cada cinco anos, outras igrejas cristãs, quando a referida Campanha é realizada em uma dimensão ecumênica e diálogo inter-religioso.
Ao longo desses anos, diversos temas significativos, relacionados com o meio ambiente ou com a Ecologia tem sido objetos dessas reflexões, como o saneamento básico, a terra, a Amazônia, os Povos Indígenas, as águas, os biomas brasileiros, a defesa da biodiversidade e todas as demais formas de vida, as políticas públicas e outros mais.
Tendo em vista a importância das Encíclicas Laudato Si (que trata da Ecologia Integral), da Fratelli Tutti e das Exortações Apostólicas Querida Amazônia (após o encerramento do Sínodo dos Bispos para a Pan Amazônia) e a Laudate Deum, endereçada aos participantes da COP28, realizada em Dubai, no final de 2023, a Campanha da Fraternidade de 2025 escolheu como Tema Fraternidade e Ecologia Integral e, como Lema “Deus viu que tudo era muito bom”, passagem do Livro de Gênesis, ao final do Sexto Dia das Obras da Criação.
Ao longo desses dez anos, ou seja, desde 2015 quando foi firmado o Acordo de Paris e também no mesmo ano em que a ONU estabeleceu/aprovou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, consubustanciando a chamada AGENDA 20230, o mundo, ao invés de reduzir o rítimo de destruição global, de degradação generalizada que afeta a biodiversidade, todos os biomas e ecossistemas, o que vemos é a proliferação da ECONOMIA DA MORTE, principalmente pelos sistemas econômicos capitalista e não capitalista, que não respeitam a vida e muito menos os limites do planeta e os direitos das próximas gerações.
A Encíclica Laudato Si, como enfatiza o Papa Francisco passa a incorporar-se `a Doutrina Social da Igreja, ou seja, a citada Encíclica não é um tratado de ecologia da natureza, mas enfatiza a sua dimensão de ECOLOGIA INTEGRAL, que abarca todos os ramos da Ecologia, inclusive a Ecologia Política e a Ecologia social e Econômica.
Não é sem razão que o Papa Francisco insiste que não existem “dois problemas sepadadamente”, de um lado um problema sócio-econômico e político e de outro um problema ambiental, no sentido restrito do conceito, mas, sim, apenas um grande e complexo problema e desafio Socioambiental, e que, isto requer de nós um grande esforço de açoes sociotransformadoras e muita mobilização profética que encare, enfrente este grave, sério, urgente e complexo problema.
Todavia, mesmo que tanto a Laudato Si quanto centenas ou talvez milhares de estudos científicos apontem para um grande desastre socioambiental que poderá tornar inviável todos os tipos de vida, inclusive da vida humana neste Planeta Terra, as ambições e a ganância humana, principalmente de governos e grandes grupos econômicos continuam ignorando os limites do planeta e os direitos da natureza.
Prova mais do que cabal está sendo o início deste segundo mandato/governo de Trump nos EUA, o segundo país que mais emite gases de efeito estufa no planeta, após a china, que também tem sua quota de destruição e degradação planetária, se bem que quando se analisa as emissões desses gases per capita (por habitante) que provocam a crise climática, os EUA representam sete vezes mais por habitante do que a China e mais de 20 vezes dos paises de renda média e mais de 50 vezes a média dos paises pobres, de renda baixa.
Ou seja, se todos os países do mundo, atingisssem os níveis de consumo, consumismo e de emissão de gases de efeito estufa dos Estados Unidos, o planeta terra já teria atingido limites impensáveis, em que os impactos da crise climática, como alteração do regime das chuvas, a poluição do ar, de elevaaas temperaturas, a ampliação dos desertos, das secas e das chuvas torrenciais, a elevação da temperatura e nivel dos mares e oceanos, o desaparecimento da biodiversidade já teriam rompido o chamado “ponto do não retorno”.
Os impactos das políticas públicas e das decisões do Governo Trump, principalmente, nos aspectos socioambientais, como, por exemplo, a retirada, pela segunda vez dos EUA do Acordo de Paris, o desmantelamento dos regulamentos ambientais/ecológicos internos naquele país, o estímulo `a produção e uso de combustíveis fósseis: petróleo, gaz natural e carvão; a pressão internacional que Trump vem fazendo sobre os países produtores de petróleo, pelo barateamento do preço internacional desse combustível fóssil, incentivará, com certeza, ainda mais o comsumo deste combustível fóssil altamente poluidor, o estabelecimento de mecanismos que dificultam o uso de energia renovável, produzirão impactos que estão na contra-mão dos termos do Acordo de Paris.
Quando refletimos sobre a Ecologia Integral, como nos estimula a Campanha da Fraternidade 2025, tanto em seu texto-base quando demais conteúdos durante as formações nas diversas instâncias da Igreja, a tendência é ficamos atrelados `as questões e sugestões de ações meramente mitigatórias, importantes principalmente no nível do micro cosmo, seja indivudal ou de nossas comunidades eclesiais.
Essas ações mitigatórias são importantes e muitas vezes se assemelham `aquela “historinha” do beija-flor querendo apagar um grande incêndio florestal com suas gotinhas, em voos incansáveis, quando na verdade o importante é a MOBILIZAÇÃO PROFÉTICA, que enfrentar os crimisos ambientais que continuam desmatando e colocando foto em milhões de ha na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal, para nos ater apenas a um pedacinho da crise socioambiental em nosso país.
Ao destruirmos milhões de hectares a cada ano, estamos matando bilhões de árvores, aumentando a área degradada em nosso país que ja é superior a 130 ou 140 milhões de ha, área maior do que a ocupada com agricultura, além da destruição das nascentes de diversos rios, córregos e ribeirões que formam as tres principais bacias hidrográficas brasileiras: do Paraná/Paraguai, a Amazônica e suas diversas sub-baciais e a do São Francisco, afetando o abastecimento de água para milhões de pessoas, e demais usos da água, inclusive para irrigação e sistemas produtivos urbanos e rurais.
É interessante transcrever destacar uma passagem da Laudato Si quando o Papa Francisco chama a nossa atenção, ao dizer, que na orgiem de todos este processo de destruição e degradação do planeta estão as ações irracionais e gananciosas da humanidade, principalmente dos sistemas produtivos, como disse anteriormente, amcorados nos paradígmas da ECONOMIA DA MORTE, os quais precisam ser substituidos por paradígmas da ECONOMIA DA VIDA, da agroecologia, da economia solidária e circular.
Como proposta Ele (Francisco) sugere a CONVERSÃO ECOLÓGICA, nao apenas no plano individual, mas, principalmente a CONVERSÃO ECOLÓGICA COMUNITÁRIA ou seja, coletiva, cujos frutos e resultados são verdadeirmente sociotransformadores e, neste sentido, um caminho para a LIBERTAÇÃO, daí minha sugestão de que precisamos refletir e aprofundar nossa compreensão do que seja ECOLOGIA INTEGRAL LIBERTADORA e não apenas MITIGADORA, que apenas mantém o “status quo”, ou seja, “trocando seis por meia dúzia”, através de falácias como o capitalismo verde, o mercado de carbono que apenas contimuam incdentivando tais grupos auferirem lucros imensos através desses substerfúgios.
É bom refletirmos sobre o que o Papa Francisco nos exorta na Laudate Deum (69) quando afirma “ Convido cada um (ecada uma) a acompanhar este percurso de reconciliação com o mundoi que nos abriga e a enriquece-lo com o próprio contributo, pois o nosso empenho tem a ver com a dignidade pessoal e com os grandes valores. Entretando não posso negar que é necessário sermos sinceros e a reconhecermos que as soluções mais eficazes não virão dos esforços individuais, mas, sobretudo das grandes decisões da política nacional e internacional”. Base para sua condenação para as posições nada ecológicas dos países do G20, os quais são responsáveis por mais de 80% dos gases de efeito estufa, conforme pronunciamento da Ministra Maria Silva, do Meio Ambiente e mudanças climáticas quando ela diz “ ““Os países do G20, responsáveis por cerca de 80% das emissões de gases de efeito estufa e concentrando 80% da riqueza do mundo, devem liderar pelo exemplo o combate à mudança do clima”, lembrando que o Brasil faz parte deste Grupo e já ocupa um lugar nada favorável entre os seis ou sete países mais poluidores do planeta.
Tanto a Laudato Si quanto o Texto-base da Camoanha da Fraternidade 2025 foram elaborados seguindo o Método da Igreja: VER, JULGAR/ILUMINAR e AGIR. Precisamos conhecer profundamente os problemas e desafios socioambientais existentes em nossas Paróquias e comunidades eclesiais, para podermos iluminar esta realidade (julgar/Iluminar) com a luz da Fé e pelo conhecimento científico existente.
Com certeza, não basta vermos, julgarmos, iluminar a realidade que nos cerca, o que, de fato promove, provoca mudanças de estilos de vida, que combate o consumismo, o desperdício e os pecados/crimes ambientais/ecológicos são nossas ações tanto indivudais, mas principalmente comunitárias e coletivas, e, a tao esquecida MOBILIZAÇÃO PROFÉTICA, únicas formas de rompermos com a alienação, a passividade diante da destruição do planete e a nossa OMISSÃO (que é um PECADO) diante dos crimes ambientais, cujos impactos superam, em muito, todos os efeitos positivos de nossas ações mitigadoras.
Este é o grande desafio que se coloca a todos os fiéis, católicos e não católicos, não podemos continuar calados, OMISSÕES, diante de tantos males que estão sendo cometidos contra a ecologia integral, a nossa Casa Comum, principalmente pela ganância dos sistemas produtivos e de seus agentes, principalmente pelo setor empresarial e pelos governantes que teimam em definir políticas públicas que favorecem os mecanismos de destruição ambiental e pouco fazem para mudar o rumo deste processo maléfico que está diante de nossos olhos.
Com certeza, este também será um desafio para as Pastorais da Ecologia Integral em todos os Estados, Arquidioceses, Dioceses, Paróquias e Comunidades, como adequar o conteúdo da Campanha da Fraternidade de 2025 `as realidades locais, não perdendo de vista que nossa caminhada está embasada em tres pilares: Espiritualidade Ecologica Libertadora; Ações sociotransformadoras e muita coragem para grandes MOBILIZAÇÕES PROFÉTICAS, para enfrentarmos os crimes ambientais em nossos territórios.
*Juacy da Silva, professor fundador, titular e aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral Região Centro Oeste. Email profjuacy@yahoo.com.br Instagram @profjuacy