Durante manifestação em Cuiabá, profissionais da enfermagem pedem aprovação do piso salarial da categoria

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Profissionais da enfermagem que atuam em Cuiabá e Várzea Grande realizaram uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira.

 

Eles cobram aprovação do Projeto de Lei, que cria o piso salarial para a categoria.

 

A cobrança é uma pauta nacional e os trabalhadores solicitam apoio dos deputados de Mato Grosso para que seja estabelecido salário mínimo para os enfermeiros.

 

O projeto, que tramita no Senado, institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira.

 

A proposta prevê que enfermeiros recebam sete mil 315 reais por jornada de 30 horas semanais, com acréscimo para horas extras.

 

Já o valor para técnico de enfermagem seria cinco mil 120 reais.


Segundo a conselheira do Coren, Conselho Regional de Enfermagem, Lígia Cristiane Arfeli, o salário praticado hoje em Mato Grosso é de dois mil e 500 a três mil reais para enfermeiros.

 

Os técnicos ganham mil e 500 reais, que com alguns benefícios pode chegar a dois mil.


Mato Grosso tem 32 mil servidores na enfermagem, sendo que 70% está concentrado na Baixada Cuiabana. Essa quantidade de profissionais engloba enfermeiros, técnicos e auxiliares.


De acordo com a conselheira, grande parte dos profissionais tem dupla jornada para complementar a renda.

 

“Se expondo duas vezes ao risco de contaminação. Nós já perdemos 53 profissionais para a covid no estado”, lamentou a conselheira.

 

Segundo o Coren, o projeto que cria o piso salarial dos trabalhadores da área de enfermagem conta com o apoio dos três senadores de Mato Grosso. Campos, do DEM, Carlos Fávaro, do PSD, e Wellington Fagundes, do PL.

O protesto em Cuiabá serviu ainda para marcar o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, celebrado anualmente em 12 de maio.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.