| 02 Durante ação ambiental com MPMT, Sérgio Ricardo anuncia plano para desenvolver Vale do Cuiabá.mp3 |
Foto da manchete: Diego Rodrigues/MPC
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
O presidente do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, Sérgio Ricardo, defendeu a construção de um plano integrado para impulsionar a agricultura familiar e destravar gargalos históricos do Vale do Rio Cuiabá.
A proposta foi anunciada no primeiro dia deste mês durante a mobilização da ação Rio Cuiabá + Limpo, desdobramento do projeto Travessia Pantaneira coordenado pelo Ministério Público de Mato Grosso, que reúne comunidades ribeirinhas e órgãos públicos em uma força-tarefa de limpeza que se estende até sexta-feira, cinco de dezembro.
Para Sérgio Ricardo, o trabalho se conecta diretamente ao enfrentamento das desigualdades regionais no Vale do Rio Cuiabá.
Ele destacou que o fortalecimento da cadeia produtiva baseada em irrigação e na produção de hortifruti é um dos pilares da proposta.
O presidente lembrou ainda que a base jurídica para a integração regional já existe, ao destacar que a lei que criou a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá é de sua autoria enquanto deputado.
O conjunto, formado por 13 municípios, permite que os problemas sejam enfrentados de maneira articulada.
O conselheiro lembrou que quando a União discute divisão de recursos, primeiro são tratadas as regiões metropolitanas, porque é onde há maior concentração de pessoas, de problemas e de necessidades.
Já a promotora Ana Luiza Peterlini, da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Cuiabá, destacou que a mobilização visa sensibilizar a população sobre o impacto do descarte inadequado de resíduos, lembrando que mesmo quem mora longe do rio contribui involuntariamente para a poluição.
Ela alertou que o resíduo que não tem destinação adequada acaba indo para os córregos urbanos e desaguando no Cuiabá, chegando ao Pantanal.
Peterlini reforçou que o enfrentamento do problema exige cooperação entre instituições e comunidades.