| Dr. Gimenez propõe a criação de “creches do idoso” para atender famílias carentes.mp3 |
Foto da manchete: ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Com a tendência de envelhecimento da população brasileira, que já ultrapassou 30 milhões de idosos, um Projeto de Lei, apresentado na Assembleia Legislativa propõe ações em Mato Grosso que possam garantir qualidade de vida e dignidade a famílias de baixa renda, entre elas, a criação da “creche do idoso”.
A proposta é do deputado estadual Dr. Gimenez, do PV, que é o parlamentar mais velho do legislativo estadual, com 70 anos.
Segundo ele, é fundamental garantir atendimento adequado, principalmente às famílias em vulnerabilidade social e que não tenham condições de prover os cuidados diários necessários aos seus idosos.
“Nossa proposição visa gerar acolhimento, abrigo diurno, cuidados, proteção e convivência adequados, como forma de prevenir o isolamento e a institucionalização dessas pessoas, gerando com isso o fortalecimento dos vínculos familiares”, explicou o parlamentar.
A proposição sugere a instalação de locais apropriados para a convivência diurna de idosos, onde poderão receber abrigo, alimentação, cuidados específicos e realizar atividades diversas, preferencialmente de segunda à sexta-feira, em horário comercial.
De acordo com o deputado, a rede de atendimento também será de ‘proteção’, pois vai monitorar e acompanhar o uso dos medicamentos de uso imediato ou contínuo, proporcionar serviços de fisioterapia, nutrição e enfermagem, além de contribuir com a família, que poderá deixar o idoso em período parcial ou integral em sistema de creche.
Os recursos para criação e manutenção dos espaços poderão ser definidos por meio de convênios entre os governos federal, estadual e municipal, bem como parcerias com a iniciativa privada.
Em Mato Grosso, já são mais de 300 mil pessoas com mais de 65 anos de idade.
A expectativa de vida da população hoje é de 71 anos de idade, 60% maior do que na década de 1940, quando os brasileiros viviam em média 45,5 anos.