Dom Pedro Casaldáliga será enterrado nesta terça-feira, em São Félix do Araguaia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Voz: Vinícius Antônio

O sepultamento de Dom Pedro Casaldáliga, que morreu no último sábado, aos 92 anos, em Batatais, no interior de São Paulo, acontece nesta terça-feira, em São Félix do Araguaia.

 

As homenagens póstumas ao bispo Emérito começaram ainda em Batatais, onde a Igreja Católica promoveu uma missa de corpo presente.

Velório Dom Pedro

 

Conhecido como “bispo do povo”, Casaldáliga dedicou sua vida à luta pelos direitos dos indígenas, dos sem-terra e pela causa ambiental, ficando conhecido internacionalmente como uma das vozes mais importantes da ala progressista da Igreja Católica. 

 

Nesta segunda-feira, o corpo de Dom Pedro foi velado no município mato-grossense de Ribeirão Cascalheira.

Velório Dom Pedro

 

O sepultamento no cemitério dos peões e índios, em São Félix do Araguaia atende a um pedido do religioso, que desejava ser enterrado onde passou grande parte de sua vida. 

 

Esse cemitério foi criado no local onde capangas jogavam os corpos de peões e índios que resistiam a grilagem das terras.

 

Por sua vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, destacou a dedicação de dom Pedro Casaldáliga ao Evangelho, à fé e à justiça social.

“Dom Pedro marcou sua vida pela solidariedade em relação aos mais pobres e sofridos, fazendo de seu ministério, sua poesia e sua vida um canto à solidariedade”, resume a CNBB. 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.