Dom Pedro Casaldáliga passa por drenagem no pulmão e apresenta melhora na respiração

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antônio Voz: Vinícius Antônio

O bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, de 92 anos, passou por uma drenagem no pulmão devido a um derrame.

Ele está internado desde terça-feira, numa UTI, Unidade de Terapia Intensiva, da Santa Casa de Batatais, no interior de São Paulo, por causa de uma pneumonia.

Casaldáliga foi internado em 26 de julho em um hospital de São Félix do Araguaia, com insuficiência respiratória.

Com estado de saúde delicado, Dom Pedro foi transferido numa UTI aérea, para o interior de São Paulo, onde segue o tratamento à base de antibióticos.

Segundo o boletim médico pela Santa Casa, foram retirados 600 mililitros de líquido do pulmão esquerdo, o que gerou conforto respiratório ao bispo. Também foi colocada uma sonda no estômago para a alimentação.

Foram realizados três exames para covid-19 que tiveram resultado negativo, sendo descartada a doença. 

O hospital aguarda resultados de exames no coração, mas adianta que o religioso tem respondido bem aos procedimentos e espera que ele se recupere em até quatro ou cinco dias.

Ainda segundo o Boletim médico, o estado de saúde de Dom Pedro preocupa, existe gravidade, já que o quadro infeccioso em uma pessoa idosa é algo que traz risco à vida.

Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, Casaldáliga participou da fundação da Pastoral da Terra e do Conselho Indigenista Missionário.

Conhecido como "bispo do povo", Dom Pedro sofreu ameaças de morte em várias ocasiões, por defender indígenas, trabalhadores rurais e por combater à violência dos conflitos agrários.

 

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.