Direitos de migrantes devem ser efetivados até 2023 segundo Plano Plurianual.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Nessa semana, em comemoração ao dia nacional do imigrante, dia 25, A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, junto ao Centro de Pastoral para Migrantes, elaboraram o “Seminário de Promoção dos Direitos Fundamentais de Migrantes: o papel das políticas públicas” para construir um PPA, Plano Plurianual, que efetiva os direitos de imigrantes no estado.
A secretária da Setasc, Rosamaria de Carvalho, salientou a importância da aplicação das politicas publicas, ansiando a melhoria e acreditando na gestão do estado. Apoiada, foi trazido em pauta a relevância do evento e a os cumprimentos pela troca de conhecimentos com a riqueza do evento, mostrando a realidade dos imigrantes no Estado.
O coronel Victor Paulo Fortes acrescentou que “A nossa postura é em auxiliar e apoiar toda iniciativa que possa trazer o acolhimento a essas pessoas que saem do seu país em busca de uma vida melhor”
De acordo com a Coordenadora da Pastoral, Eliana Vitaliano, o fluxo imigratório para Mato Grosso está aumentando. Desde 2012 foram atendidos cinco mil haitianos. Entre 2018 e 2019 mais de 600 venezuelanos. O centro também registrou a entrada de cubanos e colombianos.
O PPA tem prazo de 2020 até 2023 para alcançar os objetivos.
Voz: Gulherme Alves