Diagnóstico precoce é o melhor remédio contra os casos de câncer, diz especialista

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Se o tratamento for feito no início do câncer, as chances de cura do paciente ultrapassam 90%.

A informação é do médico Alexandre Gomes, diretor corporativo de oncologia do Sistema Hapvida que ressalta a importância de se fazer o diagnóstico precoce da doença.

De acordo com o profissional, a maioria dos tipos de câncer pode ser evitada, pois está quase sempre associada a maus hábitos como tabagismo, abuso do álcool, obesidade, vida sedentária e falta de alimentação saudável.

“Se você parar de fumar, fazer refeições equilibradas e praticar atividades físicas, já reduz muito o risco de se ter neoplasia, o câncer”, alerta o médico.

Além de melhorar a qualidade de vida, é preciso fazer o diagnóstico precoce. Quem tem histórico de algum tipo de câncer na família, como o de próstata ou de mama deve buscar orientação médica para saber quando é preciso fazer exames periódicos.

Na grande maioria dos casos, os exames para evitar o câncer de próstata, por exemplo, são realizados a partir dos 45 anos.

A mamografia, para detectar câncer de mama, e a colonoscopia, para alterações nas células do intestino, devem ser feitas periodicamente a partir dos 50 anos.

“Existem outras formas de prevenção que são recomendadas pelo seu médico. Por isso, é sempre bom fazer consultas uma vez por ano”, ressaltou Alexandre Gomes.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.