| Dezembro terá bandeira amarela e conta de luz pode ficar mais barata em Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
De acordo com a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, que regula o setor no Brasil, a bandeira tarifária para dezembro será a amarela.
Isso significa que o custo da energia, neste caso, é de um real e 34, valor sem o imposto, para cada 100 quilowatts-hora consumidos.
No mês passado, quando vigorou a bandeira vermelha, a Aneel justificou o uso da tarifa pelo fato do regime de chuvas regulares nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional estar abaixo do padrão histórico.
Já para dezembro, segundo divulgou a agência reguladora, as previsões meteorológicas sinalizam melhora nas condições.
Ainda segundo a Aneel, tal condição caracterizada como “intermediária” repercute na capacidade de produção das hidrelétricas, o que demanda acionamento de parte do parque termelétrico, impactando no custo da energia.
O sistema de bandeiras tarifárias, implementado pela Aneel, sinaliza o custo da energia gerada.
O objetivo é informar quando esse custo sobe para que o consumidor reduza o uso de energia e não pague uma conta mais cara que o normal.
As cores verde, amarela ou vermelha, nos patamares 1 e 2, indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Com a bandeira amarela ainda vigorando em dezembro de 2019, o Procon de Mato Grosso alerta que é necessário reforçar o uso consciente e o combate ao desperdício de energia.
O órgão orienta a população para ter atenção com o chuveiro elétrico, ar condicionado e a geladeira, equipamentos que gastam muita energia.