Detran/MT reciclou mais de 56 mil veículos em todo o Estado em seis anos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Carolina Alonso/ Detran-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

O Detran, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso, realizou, de 2019 a 2024, a descontaminação e reciclagem de 56 mil 658 veículos que estavam nos pátios de 61 Ciretrans, Circunscrições Regionais de Trânsito, 33 agências municipais no interior do Estado e pátios de delegacias da Polícia Civil.

O presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos, ressalta que a ação é um trabalho contínuo realizado desde o início da atual gestão para manter os pátios sempre organizados e dar a destinação correta aos materiais poluentes, preservando a saúde pública e o meio ambiente.

O processo de limpeza começa com a separação, descontaminação, prensagem, pesagem e reciclagem das sucatas e veículos inservíveis, explicou o gerente de Leilão do Detran, Lupércio de Lima Soares.

Todos os veículos que passaram pela reciclagem foram removidos, recolhidos ou apreendidos pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e não possuíam mais condições de transitar pelas vias públicas.

De acordo com Lupércio, são carros e motocicletas que estavam parados nos pátios das Ciretrans das agências municipais e que não foram reivindicados pelos proprietários no prazo de um ano, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro.

Antes do processo de descontaminação e reciclagem, os proprietários dos veículos sempre são notificados pelo Detran via edital que é publicado no Diário Oficial do Estado.

Porém, muitas vezes, não providenciam a regularização e a retirada do veículo antes do prazo de um ano.   

Além da ação contínua de reciclagem dos veículos inservíveis, o Detran Mato Grosso realizou também seis leilões disponibilizando um total de quatro mil 694 motocicletas, automóveis, caminhonetes e ciclomotores.

Sapicuá Rádio News, da redação Ana Rosa Lima