| Detran moderniza sistema para evitar a “compra da carteira de motorista” em Mato Grosso.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Detran de Mato Grosso tem investido para modernizar seu sistema e evitar fraudes na CNH, Carteira Nacional de Habilitação.
Os recursos estão sendo destinados à informatização de todas as etapas para a obtenção da Carteira de motorista, especialmente nas aulas teóricas e práticas de direção veicular.
As aulas teóricas ministradas nas autoescolas passaram a ser monitoradas de forma eletrônica pelo Detran-MT, por reconhecimento facial e biometria do candidato e instrutor.
O Detran também adquiriu 300 novos computadores e leitores biométricos que foram instalados em todas as unidades de Cuiabá, Várzea Grande e interior do Estado, para a realização da prova teórica 100% digital.
A medida visa otimizar tempo e recurso público com a impressão de provas manuais e garantindo maior segurança e transparência no processo.
Para as aulas práticas de direção, foi implantado o sistema de telemetria nos veículos de mais de trezentas autoescolas.
A telemetria permite o monitoramento das aulas práticas utilizando a validação por foto e biometria do instrutor e candidato, além de localizadores de GPS instalados nos veículos das autoescolas para constatar o percurso realizado pelo aluno.
A modernização das etapas para formação de condutores em Mato Grosso atende às normas de implantação do sistema de monitoramento e controle estabelecidas pelo Departamento Nacional de Trânsito, que regulamenta o sistema eletrônico de recepção dos relatórios de aulas práticas elaboradas pelos instrutores de trânsito.