Destinação garante mais de mil exames de mamografia para mulheres de Rondonópolis e região

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Radioagencia TRT

 

Por Fabyola Coutinho - TRT FM

O Instituto Nacional de Câncer, INCA, aponta que a detecção do câncer de mama nas fases iniciais, em grande parte dos casos, aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com melhores resultados, dando à vítima mais chances de vida. Nesse sentido, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso e o Ministério Público do Trabalho destinaram 17 mil reais para a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis, a Apor.

O dinheiro vai ser usado na compra de filmes utilizados para exames de mamografia em mulheres encaminhadas pela central de regulação do SUS. A Apor contribui no acesso ao atendimento rápido e de qualidade na prevenção e diagnóstico precoce do câncer. A superintendente administrativa da Associação, Maria Marleide Ferreira, falou sobre o trabalho desenvolvido.

“A Apor realiza mais de 400 exames de mamografia por mês, não só para Rondonópolis, mas para todos os municípios da região sul de Mato Grosso. Por ano, são mais de quatro mil exames realizados. Então, são exames que ajudam a detectar nódulos, que ajudam na prevenção do câncer de mama.”

As trinta e seis caixas de filmes vão garantir 1.124 exames de mamografia. Os valores são oriundos de condenação, em uma ação civil pública, aplicada pela Justiça do Trabalho contra uma rede de supermercados de Rondonópolis que descumpriu a legislação trabalhista. O repasse dos valores a entidades sem fins lucrativos é uma forma de compensar a sociedade pelos danos causados. Para a superintendente administrativa da Apor, Maria Marleide Ferreira, o exame de mamografia é de extrema importância, já que pode salvar a vida de mulheres que descobrem a doença no estágio inicial.

“A mamografia é um exame de rastreamento que pode ajudar e ajuda a reduzir a mortalidade por câncer de mama para as mulheres. Neste ano de 2021, de janeiro até aproximadamente junho, já foram mais de cinquenta casos novos de câncer de mama. Então, existe uma demanda reprimida. Existe toda essa questão da pandemia que está prejudicando muito. Então, todos os esforços nossos são importantes para que a gente possa conseguir salvar vidas.”

 A destinação feita pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho vai beneficiar 19 municípios da região sul de Mato Grosso atendidos pela Associação, além de Rondonópolis. Entre eles, Primavera do Leste, Alto Araguaia, Jaciara e Campo Verde.

Produção de Sêmia Mauad

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.