Deputados criticam intenção do Governo do Estado de fechar delegacias de polícia no interior

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

O Governo de Mato Grosso avalia a possibilidade de fechar pelo menos 21 delegacias de Polícia Civil no interior do Estado.

 

A proposta, que vem sendo discutida pela Secretaria de Segurança Pública, revoltou deputados estaduais, que fizeram duras críticas ao projeto de acabar com as delegacias.

 

Na opinião dos parlamentares a medida pode trazer de volta atividades criminosas que aterrorizaram a população num passado recente, como é o caso do “Novo Cangaço".

 

Para o deputado Elizeu Nascimento, da Democracia Cristã, o aparato de segurança pública no estado não é dos melhores e a extinção de delegacias pode atrair bandidos que usam métodos violentos para cometer crimes em Mato Grosso, principalmente no interior.

 

A proposta estudada pela Policia Civil prevê o fechamento de 21 delegacias, sendo 20 em municípios e uma em um distrito. O motivo seria os custos de manutenção das unidades em cidades que tem baixo efetivo e pouca demanda. 

 

O deputado Claudinei Lopes, do PSL, que é delegado da Polícia Civil, requereu uma audiência pública para debater a possibilidade da extinção das delegacias. Ele lembrou que a maior preocupação é com o atendimento à população, principalmente na elucidação de crimes. 

 

Um dos maiores críticos do possível de fechamento de delegacias é o deputado Wilson Santos, do PSDB.  Segundo ele, é preciso reduzir custos no estado, mas não em setores essenciais como é o caso da Segurança Pública.