Deputados aprovam, em primeira votação, o pedido do Governo do Estado para fazer um empréstimo de 250 milhões de dólares.mp3 |
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, em primeira votação, a autorização para que o Governo do Estado faça um empréstimo de até 332 milhões de dólares junto ao Banco Mundial para a quitação integral da dívida com o Bank of América.
A operação de crédito vai gerar, nos próximos quatro anos um alívio financeiro de 763 milhões reais no caixa do Estado, mas alongará a dívida por 20 anos.
O resultado da votação registrou 17 votos a favor do empréstimo e três contrários. Somente Wilson Santos, do PSDB, Lúdio Cabral e Valdir Barranco, ambos do PT votaram contra.
O petista Lúdio Cabral pediu vista do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e o deputado Dilmar Dal' Bosco, do DEM, líder do governo e presidente da CCJ, concedeu um prazo 48 horas para análise.
Portanto, o texto só volta ao Plenário da Assembleia Legislativa para apreciação na terça-feira, dois de abril.
Apesar da mensagem do Executivo solicitar autorização para o empréstimo de 332 milhões de dólares, o Estado afirma que contrairá apenas 250 milhões.
O projeto provocou bate-boca entre os parlamentares.
O deputado Wilson Santos alertou que o empréstimo pode ser prejudicial ao Estado.