Deputado quer que as vagas no legislativo sejam divididas meio a meio entre homens e mulheres.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
O deputado federal Doutor Leonardo, do Solidariedade de Mato Grosso, defendeu o fim da cota de candidaturas femininas e a divisão igualitária das vagas para os cargos legislativos.
A proposta foi apresentada pelo parlamentar durante a audiência pública para discutir igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, realizada, na Assembleia Legislativa.
“Não resolveu e nem vai resolver apenas passar dinheiro para essa cota de candidatura feminina. O ideal é reservar 50% das vagas para mulheres. Divide o número de vagas na Câmara dos Deputados, no Senado, na Assembleia Legislativa e nas Câmaras Municipais. Essa sim seria uma medida para corrigir a distorção que temos no momento”, afirmou o deputado.
Para o Doutor Leonardo, com essa medida, os partidos seriam obrigados a incluir mulheres na disputa e o resultado apareceria instantaneamente.
Para o deputado, a cota de 30% de candidaturas femininas nas chapas não funcionou para gerar inclusão. Exemplo disso é a própria Assembleia Legislativa de Mato Grosso, onde só há uma deputada mulher, bem como a Câmara Municipal de Cuiabá, que não possui nenhuma vereadora.
“Isso mostra que o atual sistema de cota de candidatura não é eficaz, ” sentenciou o parlamentar.
Como a busca é por igualdade, a proposta do deputado é dividir em 50% as vagas destinadas para homens e outros 50% para mulheres. Dessa forma, os partidos seriam obrigados a incluir mulheres na disputa e o resultado apareceria instantaneamente, além de eliminar as chamadas “candidaturas laranjas”.