| Deputado prioriza projetos que contribuem para melhorar a vida de pessoas idosas.mp3 |
Por Jurandir Antônio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O deputado estadual e médico Dr. Gimenez, do PV, apresentou cinco projetos de lei em defesa da pessoa idosa.
Um deles já foi sancionado, e agora é a Lei que estabelece que os hospitais públicos e privados em Mato Grosso devem comunicar às delegacias todos os casos de violência atendidos.
Conforme o parlamentar, desde o ano passado, a unidade de saúde precisa fazer uma comunicação formal, com preenchimento de questionário onde deverão constar o motivo do atendimento, o diagnóstico, a descrição dos sintomas e das lesões e também os encaminhamentos realizados.
Outra proposta do deputado é a que propõe a criação de um “Programa Estadual Permanente para Prevenção de Acidentes Domésticos de Crianças e Idosos”.
Recentemente, o deputado apresentou um projeto de lei que trata da criação de uma campanha estadual de combate a golpes financeiros praticados contra idosos.
“Desde o início de março, os crimes praticados contra idosos cresceram 60%, segundo a Federação Brasileira dos Bancos. Nosso objetivo é atuar preventivamente e evitar a ação dos criminosos que se aproveitam do perfil vulnerável do idoso”.
Também é de autoria do Dr. Gimenez o projeto que prevê melhorias no sistema de saúde em Mato Grosso criando um programa de fisioterapia para idosos em toda a rede pública.
Atualmente, mais de 11% da população mato-grossense tem mais de 60 anos. Em números, isso significa aproximadamente 300 mil pessoas. Desse total, cerca 160 mil tem mais de 70 anos.
Para o parlamentar, é fundamental que os governos municipal, estadual e federal se planejem para o envelhecimento da população brasileira.