| Deputado diz que se nada for feito, MT poderá ter cerca de 74 mil casos de covid e mais de dois mil e 700 mortes até o início de agosto.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral, do PT, apresentou novas projeções para o avanço da covid-19 em Mato Grosso e reforçou o alerta de que somente o isolamento social rigoroso pode reduzir a velocidade da pandemia e evitar agravamento da situação no estado.
Lúdio destacou também a necessidade de organizar o sistema de saúde, definindo o papel de cada ente e colocando a rede de atenção básica para monitorar os casos de covid e fazer o tratamento na fase inicial da doença.
“A taxa de crescimento da pandemia em Mato Grosso é de 4,9% por dia, de acordo com os dados da última semana epidemiológica. A taxa de incidência da doença está 36% maior que a do país.
Há uns 20 dias, nossa curva se descolou da curva nacional e está se distanciando. No domingo, estávamos no dia 101 da pandemia no estado, com 4,2 mil casos por milhão de habitantes, e o Brasil, que estava no dia 125, tinha uma taxa de 3 mil casos por milhão”, analisou o deputado.
“Teremos mais de 74 mil casos de covid e mais de dois mil e 700 mortes até 1º de agosto se não reduzirmos a velocidade da pandemia. É possível poupar mais de mil vidas e evitar 35 mil casos se conseguirmos reduzir a taxa de crescimento diário de 4,9% para 2,9%.
O governador, os prefeitos e representantes das instituições precisam se reunir, remotamente, para discutir medidas que auxiliem na redução de casos e de mortes causadas pela pandemia”, alertou Lúdio.
“Não existe saída milagrosa. O melhor kit covid para enfrentar a pandemia é o isolamento social rigoroso. É preciso reduzir a circulação de pessoas e mobilizar todo o sistema de saúde, desde a atenção primária”, afirmou Lúdio.