| Deputado apresenta projeto que cria auxílio para a compra do gás de cozinha.mp3 |
Foto da manchete: Fablicio Rodrigues | ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso a proposta para a criação do Auxílio Social do Gás, que prevê a distribuição do gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade.
O Projeto foi apresentado pelo deputado Xuxu Dal Molin, do PSC, na sessão plenária da última quarta-feira.
O texto contempla a transferência bimestral de auxílio financeiro correspondente ao valor praticado sobre os botijões de 13 a 15 quilos, conforme apurado mensalmente pela ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível.
A proposta beneficia também idosos com idade igual ou superior a 65 anos, além de pessoas com deficiência que recebem o BPC, Benefício de Prestação Continuada.
Para ter acesso ao auxílio, às famílias interessadas precisam preencher alguns requisitos, entre eles: inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ter renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, entre outros critérios.
“O Auxílio Social do Gás poderá ser recebido cumulativamente com outros programas sociais de transferência de renda dos governos federal, estadual e municipal'', diz um trecho da justificativa do projeto.
Dados da ANP, revelam que o gás de cozinha sofreu seis reajustes somente no primeiro semestre deste ano.
Segundo especialistas, o aumento exagerado é reflexo da mudança da política de preços adotada pela Petrobrás.
A agência aponta ainda que o valor do botijão de 13 quilos varia entre 95 e 135 reais em Mato Grosso, sendo o maior preço registrado no município de Sorriso.