| Denúncias de crimes contra a comunidade LGBT dobram no primeiro semestre deste ano em Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Vinícius Antônio
Em Mato Grosso, denúncias de crimes contra a comunidade LGBT, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, dobraram no primeiro semestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado.
Contudo, o número de homicídios dessa mesma comunidade diminuiu, em relação aos anos de 2019 e 2018. Só para se ter uma ideia, 108 denúncias foram registradas nos seis primeiros meses deste ano, enquanto nos dois anos anteriores foram registrados 53 casos.
Apesar da maior parte dos registros serem relacionados a crimes contra a honra, injúria, difamação e calúnia, dois deles, registrados em 2020, referem-se ao crime de homicídio.
Em 2019, o número de homicídios foi de sete casos e, em 2018, cinco casos.
Um dos principais motivos para o aumento do número de registros deve-se à criminalização da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, aprovada pelo STF, Supremo Tribunal Federal, em junho de 2019.
Na prática, este tipo de crime foi equiparado ao racismo.
Os dados são do Gabinete Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia da Secretaria de Estado de Segurança Pública, obtidos com base nos boletins de ocorrência.
Além da diminuição dos casos de homicídios, o número de suicídios de pessoas LGBT também diminuiu, contando três suicídios neste primeiro semestre, contra quatro do ano passado.
Em caso de agressões a pessoa pode registrar um boletim de ocorrência em qualquer delegacia de Mato Grosso, os casos de LGBTfobia podem ser denunciados pelos Disques 190 ou 197.