| Dados de pesquisa vão subsidiar decisões e implementações na educação mato-grossense.mp3 |
Foto da manchete: Harleid Claiton | Seduc-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Educação apresentou o resultado da Avaliação Diagnóstica da Educação Básica, em Mato Grosso, realizada pela Fundação Getúlio Vargas.
Os dados vão subsidiar as decisões pedagógicas a serem adotadas em ações que trabalham o reforço escolar e a recomposição da aprendizagem.
Segundo a FGV, os resultados das avaliações educacionais diagnósticas de 2022 indicam a manutenção das proficiências e percentuais por nível de desempenho obtidos nas avaliações nacionais de 2019 para os anos iniciais do ensino fundamental, mas com queda do rendimento escolar nos anos finais do ensino fundamental e, mais acentuadamente, no ensino médio, onde observou-se que 75% dos alunos avaliados em Matemática encontram-se no nível de desempenho abaixo do básico.
A análise do resultado objetiva esclarecer o desempenho do rendimento escolar dos alunos nas respectivas competências e habilidades avaliadas segundo as Matrizes de Referência da Avaliação.
Também, visa fornecer instrumentos para o desenvolvimento de atividades didáticas que promovam a melhoria da aprendizagem, uma vez que os resultados fornecidos vão ser utilizados na elaboração de um plano de estudo personalizado para cada escola, cada turma e cada grupo de aluno.
A análise faz parte do programa Avalia MT, política de educação implementada pela Seduc com foco em melhorar a aprendizagem dos estudantes.