CVV lança campanha no fim do ano para estimular conversas entre as pessoas

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Foto da manchete: Assessoria
Por: Jurandir Antônio/Voz: Enéas Jacobina
 

O CVV, Centro de Valorização da Vida, lançou neste final de ano a campanha publicitária “Vamos conversar” para estimular as pessoas a ganharem confiança para iniciar conversas com alguém que possa estar precisando de ajuda, sejam desconhecidos, ou mesmo conhecidos com os quais não tenham intimidade.

 “Queremos incentivar as pessoas a exercitarem o olhar e perceber quem parece triste, aborrecido, com olhar perdido ou distante. Pode ser alguém ao seu lado no ônibus ou na fila do banco, por exemplo, afirma o voluntário do CVV, Renato Caetano.

Ele ressalta que a timidez e o receio de se iniciar uma conversa costuma dificultar esse tipo de abordagem quando não há intimidade suficiente, mas há ocasiões nas quais um diálogo aparentemente desinteressado pode fazer a diferença no dia ou na vida de alguém.

 “Esse tipo de atitude ajuda na construção de uma rede de apoio emocional, tirar pessoas da letargia, do pessimismo e de eventuais pensamentos suicidas”, complementa.

A abordagem dessa conversa não precisa ser invasiva ou cheia de conselhos, mas, sim, cordial, simpática e empática. O mais importante nem é o tempo em que se conversa, mas a sinceridade e a quebra do silêncio que mostra que há pessoas preocupadas conosco ao nosso lado.

Esse modelo de conversa empática e sem aconselhamento é muito próximo ao modo de conversar utilizado com sucesso pelo CVV há quase seis décadas.

Atualmente cerca de quatro mil voluntários realizam mais de três milhões de atendimentos ao ano, incluindo finais de semana e feriados.

Desde o início do distanciamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, os voluntários do CVV passaram a atender somente de forma remota pelo telefone 188, chat e e-mail.

Atendimentos e cursos presenciais, bem como outras ações que exigem a proximidade física, foram suspensas.

No final de novembro, os voluntários foram autorizados a analisar, caso a caso, a segurança de retornarem às atividades presenciais em seus municípios.

 “Vamos voltar ao presencial contando com o bom senso e atenção de nossos voluntários”, destacou Renato.

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas.

Para colaborar, acesse o site www.cvv.org.br/colabore.