Curso da PM de Mato Grosso formou quase 25 mil estudantes no curso de prevenção as drogas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

 

 

Jurandir Antonio - Voz: Vinicius Antônio

Em 2019, o Proerd, Programa Educacional de Enfretamento e Repressão às Drogas e Violência, da Polícia Militar de Mato Grosso formou 24 mil 789 estudantes, crianças e adolescentes, no curso de prevenção ao uso de drogas e de combate ao bullying e outras formas de violência.

Desenvolvido em 304 escolas de 43 municípios, as lições do programa foram ministradas entre os meses de fevereiro e dezembro do ano passado e chegaram, principalmente, a alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental.  

Em comparação com 2018, ano em que formou pouco mais de 21 mil crianças e adolescentes em 39 municípios, o Proerd, em 2019, registrou aumento de quase 20% no número de estudantes que concluíram o curso.

Sessenta e quatro instrutores da Polícia Militar levaram os ensinamentos e interagiram com alunos, familiares, professores e gestos escolares.

Em Cuiabá, por exemplo, o programa formou quatro mil 875 estudantes e trouxe uma novidade que contribuiu para o fortalecimento da rede de prevenção às drogas, que foi a adesão de escolas da rede privada, entre as quais o Salesiano São Gonçalo, Plural, Isaac Newton e Master.

Este ano, o Proerd vai completar duas décadas em Mato Grosso. Maior programa de prevenção às drogas, nesses quase 20 anos já formou 340 mil estudantes no curso de resistência às drogas.

Os alunos que passam pelo programa aprendem como dizer não à oferta de droga, além de elevar a autoestima. As lições apresentam estilos de respostas para vários tipos de abordagens, oferta de drogas por amigos e desconhecidos e de ingresso no tráfico.

Também aprendem questões como bullying, violência física, direitos e deveres, entre outros.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, destaca que em quase 20 anos, o Proerd tem sido motivo de orgulho. A partir de 2019, a adesão da rede particular de ensino reforçou ainda mais a credibilidade da Polícia Militar junto à sociedade na prevenção às drogas.

Segundo Assis, há levantamentos que apontam que mais de 90% das crianças que fizeram o curso não se envolveram com drogas.

“Os pais acreditam e vêem as lições do programa como uma mudança de rumo na adolescência, no despertar dos filhos para o mundo em uma etapa da vida em que surgem as facilidades de acesso às drogas”, avalia.

De acordo com o comandante, a meta para 2020 é potencializar o trabalho e estender as ações por todos os municípios.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.