Crimes de feminicídio deixaram 30 órfãos em Mato Grosso no primeiro semestre deste ano

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Os crimes de feminicídio deixaram 30 órfãos em Mato Grosso nos primeiros seis meses de 2024, segundo dados divulgados pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.

Em 2023, no mesmo período, 36 perderam suas mães assassinadas.

De acordo com o levantamento, no primeiro semestre do ano, 20 mulheres morreram de forma cruel e sem chances de defesa, 15 delas eram mães, sendo que seis tinham três filhos cada.

Já cinco delas foram mortas pelo pai de suas crianças e outras quatro mortas na frente dos filhos.

A crueldade e a frequência em que os casos estão sendo registrados assusta a população e até mesmo as autoridades, já que a maioria dos crimes são cometidos dentro de casa pelos próprios companheiros e ex-companheiros que não pensam em seus próprios filhos.

Outro fato recorrente é o desrespeito à justiça, uma prova disso são as mil 538 medidas protetivas quebradas das oito mil 859 solicitadas nos primeiros seis meses do ano.

O feminicídio é todo homicídio praticado contra a mulher por razões da condição do gênero feminino e em decorrência da violência doméstica e familiar, ou por menosprezo, ou discriminação à condição de mulher.

Em Mato Grosso as denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas em uma das delegacias especializadas de oito cidades do estado e nos núcleos em delegacias do interior.

Tem também o aplicativo SOS Mulher MT, que reúne a solicitação de medidas protetivas online, botão do pânico virtual para auxiliar e apoiar vítimas de violência doméstica.

Sapicuá Rádio News, da redação Ana Rosa Lima