| CPI Energisa já foi multada em R$ 13 milhões pelo Procon.mp3 |
Maíra Matos
Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi criada para investigar o aumento nas contas de energia elétrica no Estado de Mato Grosso e também o enxugamento nos quadros de funcionários e a má prestação dos serviços concessionados pela empresa Energisa.
A Energisa já foi multada em mais de R$ 13 milhões pelo órgão de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), Procon Estadual. A quantia elevada foi divulgada pela superintendente da Secretaria-Adjunta do Procon, Gisela Simona durante oitiva da CPI.
Simona também divulgou informações desde quando iniciaram os trabalhos da CPI. “Da abertura [da CPI] para cá, tínhamos uma média mensal de 535 reclamações contra a Energisa, no entanto, esse número pulou para 2.080 em outubro e em novembro foram 1.700 reclamações, perfazendo, nesse período, a somatória de 31.431 atendimentos e reclamações contra a empresa”, disse ela.
Gisela frisa que 82 por cento das pessoas que reclamam no Procon são direcionadas pela cobrança abusiva na fatura. A superintendente revela que algumas causas, e a principal delas é o acúmulo de consumo (a empresa não faz a leitura presencial que deveria fazer), m reconhecida pela própria empresa nas defesas que ela apresenta ao Procon.
Sapicuá Rádio News, o site de notícia falada. Da redação, Maíra Matos